A batimetria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos, rios, barragens e represas. É expressada cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais, semelhantes à curvas de nível topográficas. Basicamente o processo de batimetria tem como objetivo levantar a topografia do fundo de barragens e reservatórios. Com estes dados é possível verificar o assoreamento (sedimentos depositados no fundo), sua capacidade volumétrica e volume da massa d’ água.
Batimetria – Tripulada
Consiste na execução da batimetria por meio de equipamentos batimétricos acoplados em uma embarcação tripulada e conduzida por técnicos capacitados e habilitados. Esse método de batimetria e indicada para levantamento de áreas de grandes extensões.
Batimetria – Barco não tripulado
A Távora Topografia também dispõe de tecnologias avançadas para realização de batimetria sem tripulação embarcada. O Ecobatímetro não tripulado é um barco compacto conduzido via rádio controlado remotamente. Com este equipamento o cliente se beneficia com a medição da profundidade dos reservatórios e barragens num período de tempo curto e com alto nível de segurança dos técnicos envolvidos no levantamento topográfico.
Segmentos de Mercado
- Mineração;
- Centrais Hidrelétricas;
- Portos;
- Infraestrutura rodoviária;
- Infraestrutura Ferroviária;
- Siderurgia.
Atuação
- Batimetria de Reservatórios;
- Batimetria de Rios e Lagos;
- Batimetria de Barragens;
- Batimetria de Centrais Hidrelétricas
- Batimetria de Bacias de Polpa.
Aplicações
- Atendimento às exigências da Agência Nacional das àguas (ANA);
- Atualização de cota x área x volume;
- Controle de assoreado;
- Levantamento de máxima cheia;
- Volume de água e sedimentos;
- Levantamento primitivo de barragens;
- Atualização de borda livre;
- Atualização topobatimétrica para Estudos de Dam Break.